Através de pesquisas realizadas no Brasil, foi constatado que a quantidade de idosos no país irá triplicar, e pensando nisso estaremos falando sobre as 5 profissões mais requisitadas para trabalhar com idosos!
Independente dessa estatística estar prevista para ocorrer até o ano de 2040, sabemos que existem muitos jovens que vem se aperfeiçoando nas profissões que serão citadas nesse artigo.
De acordo com o IBGE, o Brasil chegará a ter 66 milhões de idosos, os quais necessitarão de profissionais altamente qualificados para cuidar da sua saúde física e mental.
Portanto, veja essa situação como uma grande oportunidade para ingressar em uma dessas profissões!
Principalmente, aqueles jovens que tem carinho pelos idosos, pois isso é um dos fatores que faz muita diferença, inclusive no momento de escolher sua especialização.
Sendo assim, caso seja esse seu interesse profissional confira a listagem das 5 profissões mais requisitadas para trabalhar com idosos no país.
Terapia ocupacional
O profissional que tem interesse em terapia ocupacional, estudará pelo período de 4 anos. E após o término do curso, estará capacitado para lidar frequentemente com a saúde humana, o mesmo estará sempre em busca de alternativas para bons tratamentos em seus pacientes.
Esse método especializado gira em torno de terapias que auxiliam a recuperação da saúde psicologia e física do idoso.
O profissional também poderá fazer uma especialização, para atender pacientes da terceira idade, e atuar nas equipes multidisciplinares.
Gerontologia
Quando nos referimos a esses profissionais e a essa profissão, é sempre com muita reverencia, pois são excepcionais.
Não menosprezando as demais, mais relacionado a essa profissão existe algo mais profundo em seu estudo. E como diz a Associação Brasileira de Gerontologia, para muitos esse curso é novidade.
Saiba que ao iniciar esse curso, o profissional vai estudar todo o processo que ocorre no ser humano, sobre o envelhecimento em sua dimensão psicológica, social e biológica.
Também, faz investigações sobre os potenciais de desenvolvimentos que são associados no processo de envelhecimento ao curso da vida.
A Gerontologia nada mais é, do que a ciência a qual estuda de maneira interdisciplinar do envelhecimento dos idosos.
Esse profissional cursa em média 4 anos para ser graduado em Gerontologia, e pode atuar em inúmeras áreas, tais como:
- Instituições de bem-estar da terceira idade;
- Clinicas de saúde;
- Hospitais;
Entre outras sugestões que esteja integrando equipes que tenha o mesmo foco com os idosos.
Psicologia
Todo profissional que faz a opção de tornar-se psicologo, estuda sobre os fenômenos humanos, os quais estão relacionados a ordens comportamental e psíquica.
Portanto, esse profissional tem a capacidade de analisar seu paciente, além das suas situações emocionais, e tudo através de narrativas, ideias e até mesmo de maneira simbólica pelo paciente.
O mesmo tem como prioridade orientar seu paciente para que ele consiga lidar com situações psíquicas que o afligem da maneira mais saudável para seu estado mental.
A duração do curso de um profissional da área de psicologia dura em torno de 5 anos, e o mesmo poderá exercer sua função com os idosos em sua própria clinica.
Mas, o psicologo também pode atuar em atendimentos em grupo, hospitais, postos de saúde e instituições de bem-estar.
Enfermagem
Os profissionais da área estudam pelo período de 4 anos para que possam exercer a função.
E através do curso eles são capacitados para manter, promover e restabelecer a saúde de pacientes, sempre em parceria de médicos qualificados os quais os auxiliam no procedimento.
Os enfermeiros, podem exercer sua função em espaços multidisciplinares juntamente com equipes, para melhorar a saúde e qualidade de vida dos idosos.
Os mesmos também poderão atuar em casos que o idoso encontra-se em fase terminal, o que chamamos de cuidados paliativos, como exercer a função de cuidador de idosos particular.
Médico
Sabemos que dentro da medicina os profissionais são de extrema necessidade de toda população do país.
Seu curso é realizado pelo período de 6 anos, e ao seu término o mesmo estará totalmente capacitado para lidar com a saúde humana.
Todos tem a necessidade desse profissional, entretanto os idosos requer maiores cuidados preventivos, de acompanhamento ou de tratamentos específicos.
Esse é um dos motivos que a demanda de um médico em um hospital é tão grande, principalmente nos hospitais públicos.
Qualquer médico formado, poderá especializar-se na área da geriatria para atuar tanto em clinicas particulares, como em consultório próprio e hospitais que atendem os idosos.
Agora que está ciente das 5 profissões mais requisitadas para trabalhar com idosos, basta decidir qual delas seguir!
Boa Sorte!