O Brasil atingiu no ano de 2018 o índice de mais de 12 milhões de desempregados segundo a pesquisa do IBGE. Sendo assim, encerrou o ano com uma porcentagem de 11,6% de desempregados entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Mas ao iniciar esse primeiro trimestre do ano de 2019, de acordo com nova pesquisa realizada essa taxa subiu para 12,7%.
Portanto, você deve estar se perguntando como conseguir um emprego rápido com essa situação? Com cerca de 13,4 milhões de pessoas desempregadas no país.
Mas se você tem boas expectativas e está em busca de um emprego, independente da crise e dessas estatísticas, continue a leitura desse artigo.
Pois estaremos mencionando algumas dicas que são essenciais para que saia desse quadro de desemprego!
1. Seu currículo deve estar sempre atualizado
A princípio, deixar seu currículo atualizado parece uma dica muito simples, mas totalmente indispensável.
Portanto quando esquecemos de atualiza-lo, e de repente necessitamos encaminhar um currículo com urgência, corremos o risco de perder a vaga.
Sendo assim, deixe sempre tudo em ordem, para que não perca nenhuma oportunidade de emprego.
2. Procure não atirar para todos os lados
Geralmente como um ato desesperador de arrumar um emprego, você acaba se candidatando para qualquer vaga. E isso não é nada bom, pois está fazendo algo que não se encaixa em seu perfil de profissional.
Portanto, esse é um dos erros mais comuns na hora do desespero!
Dessa forma você encontrará chances bem menores referente a vaga que enviou o currículo, e assim acaba ouvindo o que muitos recrutadores dizem, você não se encaixou no perfil.
Mas somente você sabe porque isso aconteceu, não é mesmo?
Justamente pelo fato de entregar um currículo no desespero, para uma área em que não tem domínio.
Então procure sempre enviar seu currículo para aquela vaga que realmente se encaixa em seu perfil.
3. Qual seu verdadeiro talento, identifique-os
É imprescindível que você tenha o autoconhecimento para saber como se comportar em uma entrevista de emprego. Pois quando um recrutador te perguntar qual é suas qualidades e seus defeitos, sem dúvidas, saberá identifica-los.
Saiba que em toda entrevista de emprego o entrevistador procura sempre analisa-lo, para realmente entender o que você gosta de trabalhar e fazer.
Mas acima de tudo é excelente conseguir otimizar o máximo possível a sua busca pelo trabalho ideal.
Somente assim conseguirá identificar seus verdadeiros talentos, para inscrever-se para alguma vaga de trabalho.
Sendo assim sua chance de conseguir uma excelente entrevista se torna ainda maior, pois quando estamos em território conhecido tudo fica a nosso favor.
4. Pesquise as empresas que mais se enquadram ao seu perfil
Antecipadamente vale ressaltar que antes de ir em qualquer entrevista, o mais importante é saber mais sobre a empresa.
Sendo assim, poderá alinhar os seus valores profissionais com os da empresa, demonstrando sua capacidade para trabalhar na mesma.
Saiba que um dos valores primordiais analisados pelos especialistas em Recursos Humanos, é verificar o quanto o candidato se identifica com a empresa.
Portanto quando o entendimento acontece entre o gestor da área e você, se torna mais eficiente sua proposta. Principalmente quando você identifica-se com os valores da empresa e sua cultura, pois além de curtir o emprego também consegue conquistar o entrevistador.
Assim, sem dúvidas suas chances para passar na entrevista são maiores!
5. Esteja sempre atualizado
Todo recrutador em uma entrevista de emprego admira os candidatos que estão sempre atualizados sobre as noticias do mundo.
Pois quando um candidato está ligado as atualidades, ele provavelmente sabe o que vem ocorrendo no mercado.
E dessa forma pode conversar sobre qualquer tipo de assunto, compartilhando experiências e opiniões.
Portanto não basta mostrar somente que é um candidato que realmente tem o domínio geral dos conhecimentos, mas é necessário que esteja com cursos em sua área, também atualizados.
Sob o ponto de vista mundial, a tecnologia e a internet estão em uma velocidade tremenda a cada dia.
E devido a essa interação entre o cliente e o produto, e a empresa e o cliente, caso não consiga acompanhar as mudanças, infelizmente você ficará de fora.
Sendo assim atualize-se!