O maior programa habitacional do Brasil e um dos maiores do mundo
Criado em 2009 pelo governo Lula, o Programa Minha Casa, minha Vida já realizou o sonho da casa própria de muita gente.
Desde seu lançamento milhares de famílias brasileiras alcançaram um objetivo que por muitas vezes parecia impossível ou distante.
Por isso, neste conteúdo daremos continuidade no artigo anterior para lhe auxiliar no processo de solicitação do programa.
Além disso, também abordaremos importantes informações e dúvidas frequentes sobre. Continue conosco e saiba detalhes!
Minha Casa, Minha Vida x Casa Verde e Amarela
Primeiramente, é necessário entendermos que ambos os programas possuem a mesma função.
O que mudou foi apenas suas nomenclaturas, afinal o projeto foi lançado em 2009 originalmente como Minha Casa, Minha Vida.
No entanto, passou por alteração de nome no antigo governo voltando a seu nome tradicional com a volta do governo que o criou.
Portanto, Minha Casa, Minha Vida e Casa Verde e Amarela atuam no mesmo objetivo em disponibilizar moradia a famílias vulneráveis de forma facilitada.
O que mudou com a volta do Minha Casa, Minha Vida?
A volta do maior programa habitacional do país trouxe algumas mudanças para facilitar o financiamento da moradia de quem realmente precisa.
Portanto, é importante saber que na atual versão do programa será destinado até 50% das unidades habitacionais as famílias da Faixa 1 do programa.
Ou seja, aquelas que recebem mensalmente a renda brutal de até R$2.640,00. Ou seja, dois salários mínimos. Este grupo terá direito a subsídios que variam entre 85% a 95%.
No entanto, o governo planeja construir 2 milhões de habitações em todo o país até 2026.
Depois disso, o programa também incluirá opções para imóveis usados em regiões urbanas, locação social e solução habitacional para famílias em situação de rua.
Outro ponto importante a ser lembrado é que o valores de renda recebidos por beneficiários temporários, assistenciais ou previdenciários não são somados na renda bruta da família.
Em outras palavras, o auxílio-doença, seguro-desemprego, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Bolsa Família não entrar na soma da renda mensal da família.
Como solicitar pelo financiamento Minha Casa, Minha Vida?
Interessados em realizar a compra de um imóvel por meio do programa podem contar com dos canais: construtoras parceiras do programa, que costumam vender imóveis na planta.
Posteriormente, bancos parceiros do programa também são uma opção, contudo também são válidos para imóveis já construídos além de terrenos.
Após atender aos critérios do programa citados acima e escolher a instituição em que solicitará o financiamento o cidadão deverá apresentar todos os documentos que comprovem sua renda.
Depois disso, com a solicitação aprovada o financiamento será autorizado e assim a família comprará o imóvel assumindo as parcelas de pagamento.