Saiba como responder as principais perguntas em uma entrevista de emprego - Emprego & Economia

Saiba como responder as principais perguntas em uma entrevista de emprego

O recomeço na área profissional sempre nos causa um certo receio, então saiba como responder as principais perguntas em uma entrevista de emprego!

Existem diversas situações em que necessitamos de um novo recomeço, seja pelo fato de ter sido demitido ou ter pedido a conta.

Ambas situações exigem que você retorne para o mercado de trabalho, mais para isso é essencial que saiba como anda as entrevistas de emprego, não é mesmo?

Dessa forma, elaboramos esse artigo para aqueles que gostariam de saber quais tem sido as perguntas mais frequentes em uma entrevista.

Independente de parecer besteira para muitos, é melhor você se prevenir, pois vivemos com altas taxas de desemprego atualmente.

Saiba como responder as principais perguntas em uma entrevista de emprego
Saiba como responder as principais perguntas em uma entrevista de emprego

Entretanto, estamos ciente que tudo isso ocorre devido a crise que o pais vem administrando ao decorrer desses anos. Os quais trouxeram muitas complicações e falta de tranquilidade para muitos profissionais!

Por esse ponto de vista, não há nada melhor do que estar ciente das situações que vem acontecendo no âmbito profissional, para que assim, possa aproveitar da maneira correta a sua oportunidade, ao ser selecionado para uma entrevista de emprego.

É obvio que muitos candidatos são totalmente preparados para qualquer tipo de pergunta, mais é interessante que todos saibam de antemão sobre essas perguntas.

Afinal, essa é a uma das maneiras de ter uma chance a mais em sua entrevista. Continue sua leitura e saiba mais!

Quais são as principais perguntas em uma entrevista de emprego e esteja preparado para responde-las.

1° Qual o motivo por ter saído do seu emprego anterior?

Ao nos depararmos com essa pergunta, muitas vezes entramos em um dilema que parece difícil de solucionar.

Pois muitas vezes, o motivo da sua saída é porque seu chefe te deixava enlouquecido, ou até mesmo porque tenha sido forçado a sair por erros cometidos.

Vendo por esse angulo, tudo tornar-se mais difícil concorda? Portanto, analise muito bem qual será sua resposta, pois um erro, e você coloca tudo a perder.

Sendo assim, procure estabelecer em sua mente certas regras que devem ser seguidas, para que possa com maior tranquilidade responder a essa pergunta.

Inclusive recomendamos, que você possa ir para entrevista já com essa resposta pronta, mais procure ser breve, sutil e sincero.

Ao estabelecer em sua mente suas regras, não esqueça de lembrar que de maneira alguma você deverá mencionar coisas ruins a respeito do seu chefe ou colegas de trabalho.

Pois não há necessidade de tocar na ferida, basta deixar seus motivos claros, sem em momento algum desrespeitar as pessoas do serviço anterior.

Mesmo que as mesmas não tenham sido respeitosas com você, é hora de demonstrar que é uma pessoa nobre e responsável, em não mencionar o ocorrido.

Assim, sem dúvidas o recrutador terá bons olhos a seu respeito, o que somará mais pontos a avaliação do seu currículo.

2° O que aconteceu para ficar tanto tempo sem trabalhar ?

A principio, virá na sua cabeça que não é necessário ter que compartilhar algo que faz parte da sua vida privada, não é mesmo?

Por outro lado, essa é uma das principais perguntas da entrevista, e a que mais incomoda os candidatos.

Alguns candidatos gostariam de ter a liberdade para não responder a certas perguntas, principalmente quando os mesmos passaram muito tempo sem trabalhar.

Uns realmente saem e vão a procura de emprego, mais por falta de sorte e problemas pessoais, por diversas vezes não conseguem.

Diferente de outros que realmente ficaram todo esse tempo sem trabalhar por ser acomodado, ou acostumou-se a viver as custas de outros membros da família.

Creio que é nesse meio termo que muitos candidatos sente-se mal, pelo fato de serem analisados com sentido que permite diferentes interpretações.

Dessa forma, orientamos que independente de qual for sua situação, saiba que com essa pergunta o recrutador só tem interesse de saber duas coisas:

Se o candidato é pró-ativo o suficiente, ou se o mesmo tem algum tipo de ambição, nada mais!

Portanto, para eliminar essa questão basta ser sutil e responder que ficou afastado tanto tempo por motivos familiares, ou por causa de uma doença, isso basta!

3° Gosta de trabalhar em equipe, ou prefere trabalhar sozinho?

Por mais que você sinta-se melhor trabalhando sozinho, essa jamais poderá ser a sua resposta, pois tudo se voltará contra você.

Aprenda que essa resposta em qualquer circunstancia, ou em qualquer tipo de empresa e função, sua resposta deve ser positiva.

Independente, de encontrar uma grande dificuldade em lidar com outras pessoas, se tem interesse na vaga demonstre ser alguém que trabalha bem em equipe.

Pois esse é um dos valores mais apreciados em um candidato, é o que mostra que o mesmo sabe trabalhar com a liderança, de uma maneira amigável e com companheirismo.

Entretanto, não deixe de demonstrar que caso seja necessário, você também trabalha muito bem com autonomia!

Dessa maneira ficará claro, que você serve para trabalhar tanto em grupo, como com total independência. Analise a maneira da sua colocação para que dentro desse contexto durante sua entrevista tudo fique a seu favor.

4° Me fale quais são seus pontos fortes e fracos?

Devemos prestar muita atenção e ter cuidado ao responder essa pergunta em uma entrevista. Portanto, orientamos que você seja sincero, mais não se exceda, nem exagere demais.

Para que ao responder qual seu ponto forte, não pareça uma pessoa com ares de grandeza ou metido.

Procure agir com naturalidade, sendo sempre humilde no falar e agir, pois assim estará demonstrando ser um colaborador de garra.

Sabemos que grande parte dos colaboradores com essa qualidade, sempre são comprometidos com a empresa, além de ter uma enorme vontade de superação.

Porém, no momento em que te perguntarem sobres os seus pontos fracos, pense que você está precisando ser contratado.

Isso não significa que você deve mentir, não! Mas não tem necessidades de colocar lenha na fogueira, não é mesmo?

Então, procure ser honesto, sem muita ênfase, pois uma das mais apreciadas qualidades é quando o candidato sabe o momento exato de falar ou se calar.

5° Quanto você acha que deve ganhar nesse novo emprego?

Sem dúvidas essa é uma das perguntas mais ruim de responder em uma entrevista de emprego!

Pois, nesse momento o candidato acaba avaliando todas as tarefas que deverá cumprir antes mesmo de dar sua resposta.

Mas, é nessas horas que muitos candidatos acabam sendo reprovados, pelo fato de dizer um valor acima do que a empresa irá pagar para contrata-lo.

É um momento em que deve-se ter um bom jogo de cintura, pois ainda existem casos que se você for um forte candidato comparando aos outros, poderá ter um aumento antes mesmo de começar.

Por outro lado, pode não ter muita sorte no momento da sua resposta. Sendo assim, mesmo que o recrutador seja uma pessoa simpática não caia nesse golpe.

Pois o mesmo está somente analisando suas atitudes e respostas, jamais estará fazendo o papel de um amigo.

Procure falar apenas um valor que acha justo e nada além disso. Afinal você necessita do emprego, concorda?

Agindo assim, conseguirá a admiração do recrutador pelo seu gesto de justiça, ao compara-lo aos outros candidatos.

Muitos brasileiros vivem em pesadelos ao passar por uma entrevista de emprego, muitas vezes até por causa do nervosismo.

Então, procure sempre deixar sua mente tranquila, a ponto de não existir nenhum nervosismo durante a entrevista.

A partir do momento que você fica ciente, das principais perguntas de uma entrevista e sabe como responde-las, realmente não existe motivo para ficar nervoso.

Para que possamos concluir, orientamos que cada candidato seja sempre breve, honesto e sincero.

Que de maneira alguma pareça ser uma pessoa arrogante, e fique ciente que a concisão é uma excelente virtude, para que você não passe por nenhuma situação constrangedora.

Enfim, temos plena convicção que ao analisar essas orientações, terá chances bem maiores de alcançar a vaga que tanto almeja.

Boa Sorte!

0

Carregando, aguarde…